O dia que Volta Redonda virou notícia nacional

5794

Volta Redonda virou notícia com a grande Greve que iniciou em 7 de novembro de 1988, quando os metalúrgicos e operários da siderúrgica passaram a reivindicar o reajuste salarial, estabilidade e a jornada de 40 horas semanais, além do pedido de readmitir ao quadro da usina os demitidos do ano anterior.

Volta Redonda virou notícia – Transmissão realizada pela antiga TV Manchete, em 1988

A Greve foi liderada pelo líder sindical José Juarez Antunes, que decidiu em assembléia manter até o dia 20. A direção da CSN, até então uma empresa estatal, solicitou na Justiça a intervenção do exército para solucionar a questão.

Logo no dia 9 de Novembro o Exército e a Polícia Militar começaram a dispersar os sindicalistas, em meio a ação três operários foram mortos, Walmir Freitas Monteiro (27 anos), Carlos Augusto Barroso (19 anos) e William Fernandes Leite (22 anos).

O governo Sarney mandou diversos comunicados ao movimento grevista, que trocaram acusações, levando o então ministro da Indústria e Comércio, Roberto Cardoso Alves, ameaçar de fechar a empresa.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Juarez Antunes foi eleito prefeito de Volta Redonda em 15 de novembro ainda em 1988. A greve teve repercussão nacional, sendo os mortos homenageados.

Volta Redonda, antes uma “cidade modelo” na década de 70, como mencionamos no Filme nasci Em Volta Redonda do Manzom, passou a sentir a mão pesada do estado em sua primeira turbulência. Devido à repressão do mesmo, os movimentos passaram a se referir à greve de 1988 como o Massacre de Volta Redonda.

Já em 1992 a Usina foi incluída no Plano Nacional de Desestatização do governo Fernando Collor de Mello, e privatizada no governo de Itamar Franco.

 


Aproveite e se inscreva em nosso canal o Youtube, nos ajude a divulgar nossa história

Comentários do Facebook
O dia que Volta Redonda virou notícia nacional
5 (100%) 1 vote[s]