Conheça a história dos Escoteiros em Volta Redonda

2807

No dia 23 de Abril é o dia internacional dos Escoteiros, que em 2018 completa 110 anos de existência no mundo. Em Volta Redonda, também tem sua história na área do escotismo.

Em 1942 iniciou-se um movimento de Escoteiros em Volta Redonda, que foi reconhecido só em 1944, quando foi fundado o primeiro Grupamento de Escoteiro de Volta Redonda, que na época denominava 7° Grupo Escoteiro São Judas Tadeu.

Reconhecido em 1944 era formado por jovens e adultos voluntários
Reconhecido em 1944 era formado por jovens e adultos voluntários

No principio os escoteiros em Volta Redonda tinham como sede as dependências da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no chamado “Acampamento Central”, posteriormente transferida para as dependências do Recreio do Trabalhador da CSN onde o Grupo de Escoteiros funcionou durante algum tempo.

Segundo informações, esse primeiro grupo de escoteiros também funcionou no Barracão  (Alojamento 28), que era na Rua 5 da antiga Vila Operária.

Abaixo grupo de jovens escoteiros, reconhece alguém nessa foto?

Conhece algum desses jovens escoteiros da cidade?
Conhece algum desses jovens escoteiros da cidade?

Por necessidades da CSN a sede do Barracão teve que abrigar também o CTCVR (Círculo dos Trabalhadores de Volta Redonda), onde funcionou por muitos anos.

Escoteiros de Volta Redonda
Grupo Escoteiro são Judas Tadeu no desfile 7 de setembro

O Grupo Escoteiro tiveram que desocupar a CTCVR devido as necessidades da empresa para iniciar o processo de privatização.

7° Grupo Escoteiro são Judas Tadeu
Grupo Escoteiro de Volta Redonda

O uniforme era característico e muito parecido com o utilizado nos dias de hoje, alguém conhece os escoteiros da foto abaixo?

 
Jovens escoteiros de Volta Redonda
Jovens escoteiros de Volta Redonda

Segundo informações os Escoteiros em Volta Redonda passaram um período sem sede passando a se reunirem em praças e ruas da cidade. Posteriormente passaram a ocupar, por alguns anos, a antiga sede do Rádio Clube de Volta Redonda.

Jovem escoteiros em Volta Redonda
Jovem escoteiro em Volta Redonda

Hoje existem quatro grupos de escoteiros em Volta Redonda, o maior é o 14° Grupo Escoteiro Combatentes Eternos com 140 membros registrados e na ativa, anteriormente sua sede era na Apae e hoje estão se reunindo na Ilha São João. O 53º Grupo de Escoteiros denominado “Vigilante da Acácia” que foi fundado em junho de 1987, o Grupo Nossa Senhora da Conceição, e o mais antigo, o 22º Grupo de Escoteiros São Judas Tadeu.



Tem mais informações sobre os escoteiros em Volta Redonda? Deixe um comentário.

Comentários do Facebook
Conheça a história dos Escoteiros em Volta Redonda
5 (100%) 2 vote[s]