Documento histórico sobre a emancipação de Volta Redonda

881

Separamos um documento histórico sobre a emancipação de Volta Redonda, é um presente à comunidade de leitores do site VRAntiga e da página do facebook, sobre um momento histórico em nosso querido município.

Anterior ao documento, ocorreu um ato de colocação de placa na via Sérgio Braga indicando o limite dos municípios Volta Redonda e Barra Mansa.

emancipação de Volta Redonda
Via Sérgio Braga, Prefeito Sávio Gama (terno Branco)

A partir daí, em 17 de julho de 1954, Volta Redonda foi oficialmente emancipada e deixou de ser o oitavo distrito de Barra Mansa.

Convite à emancipação de Volta Redonda

O documento é um convite do Prefeito Sávio de Almeida Gama aos deputados estaduais do Rio de Janeiro à conhecer a nova cidade, fundada sob o nome de Volta Redonda, e nele vem escrito:


Senhor Deputado,

Por Ato de Inteira Justiça dessa ilustrada Assembléia foi criado e instalado este município, tendo os seus poderes Executivo e Legislativo se empossado em 6 de fevereiro p. passado.

Nesta oportunidade, em que se acabam de iniciar os trabalhos dessa Casa, temos a honra e a satisfação de, em nome desta prefeitura e Câmara Municipal, convidar V. Excia. para uma visita ao Município que hora experimenta os seus primeiros momentos de individualização, dentro da comunidade fluminense.

Certo de que poderemos contar com a presença de V. Excia., sugerimos a data de 26, próximo vindouro, sábado, com o seguinte programa:

8 horas – Tomada de condução, na Praça 15, no Rio.
10 horas – Chegada a Volta Redonda.
11 horas – Visita aos bairros Residenciais de Volta Redonda.
13:30 hs. – Almoço
14:30 hs. – Recepção pela Câmara Municipal.
15 horas – Visita à usina da C.S.N.
18 horas – Regresso ao Rio.

Volta Redonda espera poder, desta forma, prestar modesta mas sincera homenagem à Assembléia Legislativa do Estado cujos atos emanou a sua emancipação e a cujas decisões prestará submissa obediência.

Atenciosamente,

Assinam,
César Cândido Lemos, Presidente da CMVR
Sávio de Almeida Gama, Prefeito Municipal de Volta Redonda

Com estes escritos, em 1955 a Câmara Municipal e a Prefeitura de Volta Redonda oficializam o convite individual à cada deputado da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro à conhecer o novo Município, segue o documento original:

convite a emancipação de Volta Redonda


Fonte: Depto. de Informação e Tecnologia/IPPUVR

Comentários do Facebook
Documento histórico sobre a emancipação de Volta Redonda
5 (100%) 1 vote[s]