Documentário “A Ferrovia do Aço”

1094

A Ferrovia do Aço teve as obras de construção anunciadas pelo governo em 1973 no Brasil. O projeto de grande interesse para o mercado interno do Brasil, particularmente para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, interligando-os facilitando o transporte de mercadorias e pessoas.

Veja também

Concebida na época do Milagre Econômico, e também conhecida como a ferrovia dos 1000 dias, a Ferrovia do Aço, é uma ferrovia construída em bitola larga, ligando o município de Jeceaba (MG) à Volta Redonda (RJ). Tinha um dos principais objetivos o transporte de minério de ferro.

Possui 81 túneis e 109 viadutos e pontes em seu trajeto, entre eles o Tunelão, o maior túnel ferroviário do Brasil, com 8,6 quilômetros de extensão.

O vídeo a seguir foi produzido por Jean Manzon, exibindo a construção da ferrovia já em 1981, recuperado pelo Arquivo Histórico Iconográfico das Estradas de Ferro do Brasil, iniciativa de Jones Quality, pesquisa de Hugo A. Caramuru e edição de João Marcos S. Pinheiro

Deixe um comentário sobre o vídeo, e fique por dentro de todo o nosso conteúdo em primeira mão deixando o seu email abaixo

Deixe o seu comentário