Fotos Históricas do Colégio Nossa Senhora do Rosário em Volta Redonda

7963

O Colégio Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1955, com a denominação de Instituto Nossa Senhora do Rosário e o nome foi dado pela Madre Rosária, que era, então, a Provincial da Congregação das Irmãs Escravas do Divino Coração, e pelas outras Irmãs que, com ela, iniciaram a construção.

Iniciou suas atividades no Bairro Jardim Paraíba enquanto era construído o prédio atual, inaugurado em 1958 (Foto abaixo).

Colégio Nossa Senhora do Rosário funcionava atrás do COlégio Barão de Mauá (Foto de 1958)
Colégio N.S. do Rosário funcionou no antigo Acampamento Central, prédio do antigo Hospital da CSN. A localização era atrás do Colégio Barão de Mauá. (Foto de 1958)

Segundo o site do próprio Colégio, a CSN começou a obra do novo prédio, onde atualmente funciona. A construção foi acompanhada de perto pela Congregação. A Companhia entregou o prédio à Congregação através do Regime de comodato, por um prazo de trinta anos (o máximo possível para esse tippo de contrato naquela época), com a possibilidade de renovação, além da cozinha, salas de aula, clausura, foi construído com pátio e a Capela de Nossa Senhora do Rosário no bairro Vila Santa Cecília, no local onde é conhecido como Vivendas do Rosário.

Colégio Nossa Senhora do Rosário visto de voo
Colégio Nossa Senhora do Rosário visto de voo

Os desfiles de 7 de Setembro eram tradicionais entre os colégios nessa época em Volta Redonda, no Colégio Nossa Senhora do Rosário não era diferente. Contribuição da Roseli de Oliveira Fontes.

Desfile 7 de Setembro, ao fundo construção do edifício CBS
Desfile 7 de Setembro, na ordem da fila: Valéria, Maria Inês, Maria Eliane,Roseli de Oliveira Fontes, Maria Eveline Allemand, Fátima, Ângela, Cristina Silva da Cunha, ao fundo construção do edifício CBS

A turma do coral da escola também era comum, você conhece alguém nessa foto?

Coral do Colégio nossa Senhora do Rosário
Coral do Colégio nossa Senhora do Rosário, Foto: Projeto Volta Redonda Cidade da Música

Foto oficial da Turma do 4º ano datada de 1971, segundo informações de uma contribuinte do site, a professora se chama Ana Maria.

Foto da turma do 4º ano. Segundo informações, da professora Ana Maria. (1971)
Foto da turma do 4º ano. Segundo informações, da professora Ana Maria. (1971)

Abaixo foto da cozinha, não identificamos as pessoas da foto.

Cozinha do Colégio, não identificamos o nome da Madre nem da funcionária da foto

O em 25 de agosto de 1994, o Colégio Nossa Senhora do Rosário foi comprado pela Congregação das Irmãs Escravas do Divino Coração.

 
Colégio NS Rosário hoje (Foto 2017)

O Colégio Nossa Senhora do Rosário completou 50 anos e foi evoluindo pelas mudanças próprias da época, conservando a solidez da tradição e integrando a mais moderna metodologia, e o pensamento educativo é mantido ainda pelos fundadores da Congregação.



Conhece alguém das fotos? Deixe no comentário para podermos identificar. Compartilhe esse artigo!

Comentários do Facebook
Fotos Históricas do Colégio Nossa Senhora do Rosário em Volta Redonda
5 (100%) 3 vote[s]